0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Depois de 500km de carona de Tortel a Chile Chico para cruzar a fronteira e mais 12 hrs de ônibus chego a El Chaltén, conhecida como capital argentina do Trekking e casa do Monte Fitz Roy, desafio de muitos escaladores do planeta.

el chalten

Entrada da cidade de El Chaltén

El Chaltén e suas trilhas

A cidade de El Chaltén é mais nova que eu, foi fundada em 1985 para fins de demarcação de território. Hoje conta com pouco mais de 1.500 habitantes fixos + pessoas que vem trabalhar nas agencias durante a temporada.

Localizada no pé da cordilheira dos Andes o município em si não tem muito a oferecer além de alguns restaurantes, mercados, cafés e locais de hospedagem. O grande atrativo são mesmo as mais variadas trilhas. Percorri as 3 principais ao longo de 3 dias: Laguna Torre, Laguna de Los Tres e Laguna Capri. Todos os campings no meio das trilhas assim como as próprias são gratuitas, o que alivia o bolso.

el chalten

Mapa de trilhas de Chaitén. Fonte: albinger.me

Todos os caminhos também são muito bem sinalizados, é praticamente impossível se perder e tranquilo de se fazer sozinho, até porque (pelo menos durante o verão) qualquer lugar está lotado de gente.

Os campings são somente espaços para acampar com uma latrina (na qual não tive coragem nem de abrir a porta) para as necessidades. Muita gente prefere ficar na cidade e ir e voltar. Eu passei 3 dias entre as trilhas acampando, além de gastar menos dinheiro andei menos (com mais peso, mas não tinha que pensar em voltar depois uma longa caminhada.)

el chalten

Laguna Torre

A distancia entre cada uma das trilhas é de mais ou menos 8km. Você chega no camping, arma sua barraca, guarda a mochila grande e vai até o final da trilha com o que precisa.

O ponto mais difícil é o último quilômetro até chegar a Laguna de Los Tres com o Monte Fitz Roy de fundo. O Fitz Roy é o ponto mais alto da região (3405m) e é considerada um dos picos mais difíceis de se escalar no mundo pois tem pontos muito extensos de paredes completamente lisas e verticais e áreas de muito vento, exigindo grande perícia técnica.

el chalten

Laguna de Los Tres e o monte Fitz Roy ao fundo

Voltando ao papo de meros mortais só o visual da Laguna e do Fitz Roy já vale a pena. Mas a coisa que mais sinto falta dessas trilhas é da água, completamente pura e gelada coletada diretamente dos rios te dá uma sensação de saciedade e refrescância que nenhuma água de cidade (mesmo mineral) já me proporcionou. Vale a caminhada, a visita e os goles.

el chalten

Trekkers rumo a Laguna de los tres

Comentários

comentários