0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Antes de falar de Huacachina e Ica gostaria de fazer uma observação. Se puder NÃO ir de ônibus de Cusco a Ica não vá, pegue um avião até Lima. São 24 horas de viagem em uma estrada CHEIA de curvas de praticamente 180 graus. Eu fiquei muito enjoado e quase passei mal várias vezes durante o trajeto. Não é algo que recomendo, a não ser que você realmente precise economizar dinheiro (porque a passagem é bem barata).

trecho cusco lima

Um print que dei do GPS do meu celular durante o percurso.

Pronto, agora continuando…Huacachina faz parte da província de Ica e fica a cerca de 4 horas de ônibus da capital Lima. É um lugarejo de mais ou menos 100 habitantes construído ao redor de um lago natural no meio das dunas do deserto da costa peruana.

A vila é considerada o único oásis da América e recebe milhares de turistas todos os anos. A pequena população basicamente vive do turismo e além dos diversos bares, restaurantes, hostels e pousadas há aluguel de pranchas para sandboard e passeios de buggy pela areia.

huacachina

Dunas de Huacachina. Se pode ver inclusive Ica ao fundo.

O vilarejo é sensacional e parece ter saído de um filme, o pôr do sol iluminando as enormes dunas douradas que envolvem o lago é algo imperdível. O lugar é calmo apesar do montante de viajantes e um ótimo para passar uns dias e relaxar.

huacachina

Huacachina a noite.

Se está viajando low cost como eu também é possível acampar sem problemas no meio das dunas ou durante a noite em frente ao lago (ali de manhã cedo deve desmontar sua barraca.)

Ica e suas Pisquerias

Huacachina fica somente a 4 km da cidade de Ica, famosa por suas pisquerias. Para chegar ao oásis é necessário pegar um taxi de Ica (custa entre 6 e 10 soles) e em 20 minutos está lá.

Ica tem cerca de 200.000 habitantes e não tem muitos atrativos. A cidade foi quase inteiramente destruída no grande terremoto de 2007 e ainda está se recuperando porém é um ponto interessante para conhecer um pouco da história da civilização que vivia na região antes dos Incas, o ótimo Museo Regional Del Ica mostra toda a evolução do povo com artefatos e inclusive múmias.

Os povos que viviam na região de Paracas, Ica e Nazca tinham uma manifestação artística muito distinta e o mais interessante era o costume que tinham de alongar os crânios para diferenciar os nobres dos plebeus. No museu se pode conferir em detalhes os processos entre outros costumes.

paracas

As múmias do museu de Ica tem o crânio alongado. Acredita-se que os nobres amarravam a cabeça dos bebes para que o crânio se desenvolvesse assim. A cabeça alongada seria uma maneira de diferenciar esteticamente os nobres dos plebeus. Imagem: Google

Outro ponto turístico da cidade são as plantações de uvas para a fabricação de Pisco, Ica é um dos maiores e melhores produtores da bebida no Peru e as pisquerias estão abertas a visitação incluindo degustação, a maioria gratuita. Infelizmente quando cheguei era feriado e todas estavam fechadas.

Um dia em Ica para visitar o museu e fazer a Ruta del Pisco e quantos dias desejar para admirar a beleza surreal de Huacachina são recomendáveis. Aproveite!

Comentários

comentários