0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Quando me perguntavam o que iria fazer em Punta del Este eu não entendia o porque do questionamento. Afinal é a praia mais famosa do Uruguai, onde tem a grande mão que sai da areia. Só quando abri o Lonely Planet para ler sobre a cidade já no ônibus a caminho é que percebi a razão para tantas dúvidas.

O guia descreve Punta da seguinte maneira: “Ok! Esse é o plano: Bronzeie seu corpo, depile-o, malhe na academia e então massageie e o exiba nas praias de “Punta”. Depois que tiver feito isso, vá para alguma das melhores baladas da cidade e chacoalhe bastante. Se você gosta desse tipo de coisa você vai amar. Caso contrário há uma infinidade de outras praias pela costa do país.”

Punta del Este é uma cidade-resort localizada a 4 horas (de ônibus) de Montevideo. Com muitos prédios, restaurantes, shoppings, hostels, baladas…esse balneário hiper-inflacionado nasceu e cresceu para o turismo. Durante a temporada você irá conferir corpos sarados, ostentação e azaração em cada esquina, e talvez estar nas melhores baladas da América do Sul (e mais caras também).

punta del este

Fim de tarde na Praia Mansa.

Mas assim que a temporada acaba a cidade fica praticamente deserta. As grandes e largas avenidas ficam vazias, a areia toma conta da costa e é a vez dos aposentados aproveitarem o finalzinho do calor e a calmaria que se estabelece na região.

Punta del Este como o próprio nome diz foi construída numa “ponta” da costa do Uruguai, portanto tem duas grandes praias, uma de cada lado. A praia Brava é onde fica o “Homem emergindo a vida”, a escultura dos dedos que se tornou um dos símbolos do Uruguai contruído em 1981 na entrada da cidade.

Do outro lado fica a praia Mansa, que se estende até Maldonado. Como o próprio nome diz o mar é calmo, praticamente sem ondas. A praia mansa é uma baia onde frequentemente se avistam os milhares de cruzeiros que atracam no porto da região trazendo velhinhos endinheirados loucos para comprar souvenirs e tirar fotos dentro de suas vans.

punta del este

“Homem emergindo a vida” é o ponto alto da cidade e um dos símbolos do Uruguai.

Ao redor de Punta del Este: Maldonado e Punta Ballena

Maldonado é a cidade que cerca Punta del Este, tem cerca de 70 mil habitantes. É onde realmente existem moradores e as coisas funcionam durante todo o ano. É uma cidade bonita, organizada e de alto padrão, se você busca preços levemente mais acessíveis que Punta é lá que irá encontrar.

punta del este

Transatlântico passando em frente a praia Mansa, em Maldonado.

Uma característica engraçada tanto de Punta quanto de Maldonado é o sistema de endereçamento. As casas e edifícios não possuem número, e sim nomes. Então os blocos são contabilizados pelos pontos de ônibus. Por exemplo: Avenida “fulano de tal”, no edifício (ou casa) “blablabla” entre o ponto 17 e 18. Por incrível que pareça não é difícil se achar, mas caso se construa uma casa por lá deve tomar cuidado para não nomeá-la igual a outra na mesma rua.

punta del este

Em Maldonado as casas não tem número, mas sim nomes. Essa é a casa “Hakuna Matata”

Punta Ballena é como se chama a outra pontinha da praia Mansa, onde termina a baia. Fica a mais ou menos 13km de Punta del Este. É lá que está outro cartão-postal do Uruguai, a Casa Pueblo.

A Casa Pueblo foi uma construção do artista Carlos Vilaró. O que me contaram é que na verdade Vilaró foi bem malandrão e na década de 60 ocupou e construiu despretensiosamente uma casinha em Punta Ballena (que na época era um terreno baldio em frente para o mar) com o pretexto que a vista o inspirava a criar.

A casinha foi aumentando para que a família pudesse viver junto. Aumentou um pouquinho mais e virou um hotel. Até que o governo reinvidicou a posse do terreno e como Vilaró já era um artista famoso e influente não conseguiram ganhar a causa, mas criaram um acordo em que ele não poderia mais aumentar sua “casinha”.

Hoje Vilaró já faleceu e a casa pertence a sua família. O hotel continua funcionando e dentro da construção também há um ateliê, exposições de suas obras, lojinhas se souvenirs, cafés e restaurantes com a vista espetacular para a costa que tanto inspirou Vilaró em vida.

punta del este

Casa Pueblo. Construída aos pouquinhos e sem permissão pelo artista Carlos Vilaró.

A Casa Pueblo lembra muito as obras de Galdi mescladas com o estilo das construções das ilhas gregas e uma pitada de arte africana. Parece um grande castelo de areia branco entre pedras na beira do mar. Para chegar lá pode pegar um ônibus ou pedir carona, o preço da entrada é um tanto salgado.

Se você gosta de balada, não se importa com preços e com prédios costeando o mar e fazendo sombra na praia Punta é perfeita no verão. Caso contrário acho que não vale perder mais que um dia por lá, talvez para tirar a clássica foto com a mão saindo da areia.

Comentários

comentários