0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Quando o ônibus partindo de Pumamarca, na Argentina (e com atraso) chegou naquela cidadezinha simples com ruas de chão batido eu não acreditava que se tratava de São Pedro de Atacama. A fama da cidade subiu minhas expectativas quanto a estrutura para turismo. Por mais que as ruas do centro estejam mais ocupadas por mochileiros que por habitantes a cidade continua como uma pequena e simples vila no meio da região mais árida do mundo. E tudo isso deu um charme a mais para a já mágica região do Atacama.

atacama

Rua de San Pedro de Atacama

O Atacama e sua magia

O Atacama é o deserto mais alto (2440m de altitude) e árido do mundo. Raramente chove por lá (e quando chove acontece isso), o ar é seco de chegar a doer o nariz, a terra é vermelha e gruda na sua roupa. A região é diferente de tudo que você pode ver no resto do mundo, ao seu redor existem vulcões, montanhas nevadas, canyons, geysers, dunas e lagoas multicoloridas, uma variedade de diferentes formações no meio da vegetação rasteira e da terra seca.

atacama

Paisagem do deserto

As temperaturas podem variar de 0 graus durante a noite a mais de 40 graus durante o dia, a insalubridade para a vida humana faz com que existam poucas vilas distribuídas na pela região e a maioria vive do cultivo de Quinua ou criação de Alpacas. San Pedro de Atacama é a maior, com cerca de 3.000 residentes fixos.

As mais de 60 agencias espalhadas pela cidade oferecem praticamente os mesmos tours (tomem cuidado com o preço para não cairem em furada, existem muitas agencias clandestinas que não oferecem pacotes de muita qualidade e alguns passeios oferecem riscos, portanto sua segurança em primeiro lugar!)

atacama

O pôr do sol na cidade já dá uma palhinha do que você pode presenciar pela região. Nessa foto com vista para o vulcão Licancabur, que faz divisa com a Bolívia.

Paisagens de outro planeta

Alugar uma bike na cidade pode ser uma boa alternativa para economizar uma grana. Grande parte das atrações ficam a no máximo 15km da cidade. Assim você tem liberdade para passar o tempo que quiser, paga mais barato, pode parar para tirar fotos pelo caminho e ainda se exercita.

atacama

Montain bike pela Garganta del Diablo

Eu aluguei uma bike para fazer a Garganta del Diablo e vale muito a pena, só não se empolgue para não voltar para casa com um gesso no braço (como aconteceu comigo), haha.

Geysers del Tátio – o mais alto do mundo

Os Geysers de Tátio, a cerca de  são os mais altos do mundo (a 4.320m de altitude) e tem jatos de mais de 10m! É o terceiro maior complexo de geysers do mundo e o maior do hemisfério sul. Em 2008 tentaram construir uma geotérmica na região que explodiu devido a falhas de cálculo de engenharia, uma das torres continua lá pois não pode ser retirada sob risco de uma explosão por despressurização.

Outros projetos foram apresentados mas a comunidade é resistente já que os mais de 100.000 turistas que visitam o local por ano já trazem uma boa quantidade de dinheiro. Uma visita imperdível (por mais que tenha achado os geysers do trajeto entre o Atacama e Uyuni mais interessantes, escreverei sobre eles no próximo post). Leve bastante roupa de frio porque é congelante.

atacama

Geyser do Tatio, o mais alto do mundo e o maior complexo de geysers do hemisfério sul (com 80 geysers).

Outras atrações incluem trekkings aos vulcões, visitas as lagoas, banho em águas termais, pôs do sol no Vale de la Luna, sandboard no Vale da Morte e visita a ruínas da região. Negociem sempre os preços dos pacotes (se fecharem mais de um com a mesma agencia o desconto costuma ser substancial) e pesquise muito os preços pois eles variam bastante.

atacama

Lagunas no meio do deserto. Também há vida na região mais árida do planeta.

Outro passeio muito procurado é a travessia para o Salar de Uyuni, que dura 3 dias e duas noites no meio do deserto. Mas esse é um assunto para o próximo post.

Comentários

comentários