0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Falar que a Namíbia é desértica pode ter duplo sentido. Casa dos dois mais antigos desertos (Kalahari e Sassusvlei) e também a maior faixa continua de areia do mundo (Kalahari) é também o segundo país com menor densidade demográfica do planeta: 2,56 habitantes por km2 (para se ter uma noção essa densidade é encontrada no sertão nordestino ou na floresta amazônica).
Pode esperar por horas e horas dirigindo no meio do nada. Sem ver carros, pessoas, postos de gasolina. Você pode dirigir até 300 km sem ter um posto para abastecer, e se seu carro parar no meio do deserto onde não há nem sinal de celular você pode entrar em sérios problemas.

namibia

Subúrbio da capital Windhoek.

Porém é um país absurdamente lindo, talvez um dos que mais me impressionaram nesse mundo. Tanto pelo seu povo, história quanto pelas belezas naturais. Desertos de areia vermelha, canyons, paisagens que mais pareciam pinturas de Dali…e um dos melhores parques para se fazer um safari do continente (Etosha). Vida selvagem extremamente abundante e cultura não menos impactante: Essa é a Namíbia.

Um pouco da história da Namíbia

A Namíbia tem só 27 anos de independência. Foi colonizada por alemães que quase extinguiram as maiores tribos da região. Depois virou colônia sul-africana e sofreu com o appartheid. Conseguiu independência através da luta armada e ajuda da Angola e (acreditem) de Cuba.

 

Fidel Castro enviou exército cubano para ajudar na independência de muitos países africanos. Inclusive abriu as portas para que seus habitantes fossem estudar nas universidades cubanas. A população da Namíbia tem verdadeira idolatria por Fidel e as principais cidades o homenageam dando seu nome a alguma rua.

O Couchsurfer que me hospedou é cria dessa política. Seu pai era da Nicaragua e conheceu sua mãe quando ela foi a Cuba estudar. Tiveram uma relação casual que resultou em um bebê. Ele nunca chegou a conhecer seu pai, apesar de ter nome latino e carregar seu sobrenome.

namibia

Um dos tradicionais Open Markets da Namíbia. Em Windhoek.

Fora os alemães, sul-africanos, Angolanos e Cubanos a Namíbia ainda tem naturalmente mais 16 diferentes etnias. Depois de toda essa misturança nem sei quantas línguas o país tem, mas as principais são o inglês, o afrikaneer (mais falado entre os 6% da população branca), o Oshavambo (centro-norte) e a língua do click (centro-sul). Eles tem mas alguns dialetos, mas esses foram os que mais ouvi durante o mês que passei no país.

Distribuição da Namíbia, onde a “África Gourmet e a “África real” se encontram.

Costumo chamar o sul da África de “África gourmet”. Se você vem para a África do sul, dá uma passadinha em Botswuana ou faz o trajeto-padrão da Namíbia você não vê a verdadeira realidade africana. Aqui apesar dos grandes problemas sociais é muito fácil te protegerem e te colocarem numa bolha onde tudo é lindo, maravilhoso, as pessoas são amigáveis e todo mundo é feliz.

namibia

Acampando no meio do nada.

Esses países tem uma infra estrutura para o turismo que ultrapassa anos-luz o Brasil. Tem pacotinho pronto para tudo, até se você quiser cruzar o continente de caminhão. Boas estradas (sério…o Brasil precisa aprender com a África do sul e Namíbia como se faz boas rodovias), hospedagem de primeira, facilidades para alugar um carro e dirigir por aí…se pode encontrar tudo isso com extrema facilidade.

A Namíbia mistura tudo isso com a pobreza que estereotipa o continente no geral. Os parques tem uma estrutura absurdamente boa e os preços são acessíveis. Windhoek (a capital) é relativamente segura (só não ande a noite pelas ruas e evite fazer o mesmo aos domingos). Swakopmund e Walvis Bay (destinos de praia da Namíbia) seguem o mesmo padrão, se não forem ainda melhores por serem balneários tomados por alemães.

namibia

Pôr do sol na praia de Swakopmund.

Boas políticas fizeram a Namíbia superar a segregação bem mais rápido que seu vizinho do sul.

Mas, apesar das boas políticas governamentais que faz a segregação racial e social não ser tão evidente e forte quanto seu vizinho sul-africano ela permanece. Enquanto a capital e as principais cidades respiram ares de igualdade e tolerância as pequenas vilas mostram a falta de estrutura e educação de grande parte do povo.

namibia

“Transporte público” na Namíbia: 5 horas na caçamba de uma caminhonete com mais 11 pessoas.

Talvez a densidade demográfica também influencie muito nisso. Pela baixa população, da qual cerca de 50% vive nas 3 ou 4 principais cidades não se justifica investimentos em outras áreas. Se locomover pelo país de transporte público é um exercício de investigação e paciência. Os hiking points (como chamam os pontos onde se pegam kombis para ir a outras cidades) não são sinalizados, muitas vezes são em frente a um bar ou em algum posto de gasolina. Também não há horário para saída, a kombi sai quando ela lotar. Isso pode demorar 20 minutos ou 2 horas.

namibia

Dunas Vermelhas de Sassusvlei.

Então muita gente diz que não há como se locomover pela Namíbia sem carro. É mentira. Mas você terá que escavar as informações perguntando aos locais. E não tenha horário marcado porque pode demorar!

Ahhh! Estou falando da conexão entre cidades. Para visitar a grande maioria dos parques você realmente precisará de um carro…ou contratar um serviço guiado que vai sugar todo o orçamento da sua viagem.

As tribos da Namíbia

Assim como praticamente todos os países da África a Namíbia se divide em várias etnias. Enquanto em outros lugares elas brigam entre si aqui elas encontraram unidade em suas diferenças. Hoje apesar de cada um se vangloriar se suas origens grande parte da população não é distinguível aos olhos de um turista. Pequenos traços ou adereços identificam eles.

namibia

Mulheres Himba e Oshavango em uma vila perto de Opuwo, no norte da Namíbia.

O país conta com 15 diferentes tribos, das quais somente 3 ou 4 ainda mantém seus costumes, a maioria ao norte, quase fronteira com Angola. São povos tradicionalmente nômades mas que agora se fixam na região por determinação do governo, para assim evitar conflitos com fazendeiros. Três dessas tribos são os Himba, Oshavambo e os Herero. Vou comentar mais sobre eles no próximo post. 🙂

 

 

Comentários

comentários