0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

A Namíbia é um país desconhecido da maioria dos viajantes (inclusive de muitos vizinhos sul africanos) porém esconde belezas únicas no mundo.

namibia

Mapa Namíbia

Como chegar?

A Namíbia faz fronteira com 4 países: África do sul, Botswuana, Angola e Zâmbia. O único aeroporto internacional do país fica na capital Windhoek, que é um bom ponto para começar a viagem, já que fica mais ou menos no centro.

Se o seu negócio é mais roots e quer pegar transporte público há ônibus diários partindo de Cape Town (África do Sul), assim como de Luanda (Angola). A entrada pela Botswuana se dá pela região de Caprivi (aquele braço que a Namíbia tem  no norte) por Katima Mulilo (que é uma vila sem muito o que fazer, mas ponto de parada para mochileiros usuários de transporte público.

namibia

Areias do deserto de Sossusvlei.

Já se você tem seu carro também pode cruzar o deserto de Kalahari pelo parque nacional em Botswuana e adentrar em terras namibianas já se aventurando em meio ao tempo seco, leões, hienas e os mais variados felinos que vivem pela região, que não tem muita estrutura (ou praticamente nenhuma) pra turista desavisados.

Como se locomover na Namíbia

Com um território equivalente aos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e metade do Mato Grosso e uma população equivalente a cidade de Curitiba não é rentável ter uma ampla rede de transporte, pois daria prejuízo.

O melhor jeito é alugar um carro. Para alcançar muitos dos pontos turísticos é a única maneira (sempre existem os pacotes turísticos, com translado partindo de Windhoek e Swakpomund, a preços mais inflacionados). Existem ônibus saindo de Windhoek para as principais cidades. Para as outras localidades você pode pegar kombis. Geralmente os “hiking points” ficam em frente a postos de gasolina ou bares. Não existe sinalização nem horários. Quando uma kombi lota ela sai, isso pode ser em 5 minutos ou em 5 horas.

namibia

Transporte público de Opuwo a Epupa Falls. Uma caminhonete com 11 pessoas na caçamba em uma viagem de 5 hrs.

Pegar kombis é uma experiência interessante, geralmente turistas não fazem isso então você é alvo da curiosidade local. Todo o tipo de perguntas, selfies com vc e até fotos de você dormindo são tiradas em meio a horas dentro do veículo lotado com música altíssima. Para localizar os hiking points é na base do boca a boca, vai perguntando na rua que você acha. Nesse ponto da África é melhor você esquecer o Google, a grande maioria das coisas funciona a moda antiga.

Tampouco existem ônibus nas cidades. O transporte é feito através de táxis compartilhados. Eles funcionam como ônibus otimizados. Te levam no seu destino e vão pegando (ou deixando) passageiros pelo caminho. Tudo a um preço fixo de 10 dólares Namíbianos (cerca de R$ 2,50). Caso vá um pouco mais longe que o usual podem te cobrar $20, mas nunca mais que isso.

A moeda da Namíbia

A cotação do dólar namibiano é o mesmo do Rand (dinheiro da África do sul). A grande maioria dos lugares inclusive aceita o Rand, portanto se você vier da África do sul não precisa se preocupar em trocar o dinheiro.

Porém o contrário não aconteceu. O dólar namibiano não é bem aceito nos países vizinhos porque o país não tem uma economia forte como a sul-africana. Portanto se tiver saindo da Namíbia para outro país é recomendado trocar o dinheiro que restou.

namibia

Subúrbio de Windhoek.

O povo Namibiano

A Namíbia é um país relativamente seguro. O povo é muito simples e, apesar de terem sofrido com o appartheid por terem sido uma colônia sul-africana até 1990 uma sequencia de bons governos fez com que o povo se recuperasse da segregação muito mais rápido que seu vizinho do sul. Bom…claro que o tamanho da população e a porcentagem de brancos (6% contra cerca de 30% na África do sul) ajuda na rapidez do processo.

namibia

O povo convive muito bem com suas diferenças. Formado por 15 tribos todos se tratem como iguais (pelo menos no meu ponto de vista de turista). Isso não quer dizer que não exista preconceito, eu sofri isso em um bar. Mas não chega a ser violento como na África do sul.

Indo para o norte as pessoas são mais desconfiadas. A região é mais pobre e as pessoas menos estudo. Além de não estarem acostumados com os turistas. Então pedir dinheiro é de praxe, mas não passa disso. Eles também não são muito de tirar fotos. Em Opuwo por exemplo para cada foto eu tinha que dar um trocado.

namibia

Como quase todo o continente, não recomendo caminhar depois das 17 hrs nas ruas das maiores cidades. Depois que as lojas fecham as ruas se tornam desertas e você se torna um alvo em potencial (ainda mais se você é branco).

Nos próximos artigos irei falar sobre os principais pontos turísticos (e não tão turísticos) do país.

 

 

 

 

Comentários

comentários